Número de furtos aumenta quase 48% neste ano em Machado; associação de congadeiros foi alvo de criminosos
05/11/2024
No sábado (2) de madrugada, o imóvel foi invadido por criminosos que fizeram um buraco na parede e arrancaram as grades de uma janela. O número de furtos aumentou quase 48% neste ano em Machado (MG). Entre os alvos dos criminosos estão até instituições que oferecem serviços gratuitos à população.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A sede da Associação dos Congadeiros de Machado é aberta para toda a comunidade e oferece várias oficinas, além de ser ponto de encontro dos 29 ternos da cidade. No sábado (2) de madrugada, o imóvel foi invadido por criminosos que fizeram um buraco na parede e arrancaram as grades de uma janela.
"Eles levaram uma TV de 32 polegadas e algumas fiações que aqui estavam. Além de fazer uma bagunça danada, aqui reviraram tudo. Oferecemos aqui vários tipos de oficinas e essa TV era um dos nossos equipamentos de utilidade", disse o presidente da Associação dos Congadeiros de Machado, Cláudio Aparecido de Carvalho.
Número de furtos aumenta quase 48% neste ano em Machado; associação de congadeiros foi alvo de criminosos
Reprodução EPTV
O prejuízo financeiro estimado é de mais de R$ 14 mil reais. "As portas aqui estão abertas para todos, de acordo com as nossas possibilidades. Acontecer isso nesse local acabou mexendo não somente com a diretoria, mas também com a população vizinha, que os vizinhos todos também entristeceram por esse motivo e aguardamos respostas da polícia", completou o presidente da associação.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Sejusp, em Machado, o número de furtos subiu. De janeiro a setembro de 2023 foram 147 casos. No mesmo período deste ano, foram 217. Um aumento de 47,61%.
Neste fim de semana, outro ponto também foi alvo dos criminosos. A casa da mulher. O espaço oferece atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Computadores, notebooks, telefones e até alimentos foram levados do local. Por isso, o serviço foi suspenso por um dia.
Número de furtos aumenta quase 48% neste ano em Machado; associação de congadeiros foi alvo de criminosos
Reprodução EPTV
"As servidores entraram para trabalhar às 8 horas da manhã e aí já viram, né? Tudo fora do lugar, os brinquedos, muito alimento, muita sujeira, a cozinha toda revirada. Então, já percebemos que alguma coisa de errado já tinha acontecido. Cortaram alguns fios, né? Os fios das câmeras de segurança, então da internet. Ficamos ali sem a possibilidade de atender, e até mesmo pela bagunça. Então, até organizar o local, limpar, fazer a limpeza, restabelecer a conexão, no dia nós não conseguimos atender", disse a coordenadora da Casa da Mulher de Machado, Taciana Souza Tavares da Fonseca.
O atendimento na Casa da Mulher de Machado foi retomado nesta terça-feira (5). A Polícia Civil informou que já identificou, por meio de imagens de câmeras de segurança, o suspeito de furtar o local e que ainda investiga quem furtou a Associação dos Congadeiros.
A Prefeitura de Machado informou que tem câmeras de monitoramento em toda a cidade e dá apoio às polícias civil e militar.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas