‘Circo para Todos’: projeto inspira nova geração de artistas circenses após espetáculos gratuitos em MG
27/03/2025
(Foto: Reprodução) Apresentações levaram a arte circense a mais de 1,2 mil pessoas e motivaram crianças a ingressarem na escola de circo em Passa Quatro (MG). Projeto inspira nova geração de artistas circenses em Passa Quatro
Quantos sorrisos cabem em um picadeiro? Em Passa Quatro, no Sul de Minas, mais de mil crianças descobriram a resposta ao se encantarem com a magia dos espetáculos circenses realizados em março, em comemoração ao Dia do Circo, celebrado nesta quinta-feira (27). Para muitas, foi o primeiro contato com a arte circense — uma experiência que inspirou parte delas a se matricularem nas aulas de circo na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A iniciativa intitulada “Circo para Todos” é liderada pela Revoar Cia de Circo. A companhia tem mais de oito anos de história no município sul-mineiro, que tem cerca de 15.515 habitantes, conforme o Censo 2022 do IBGE.
“Esse projeto tinha como objetivo popularizar os nossos espetáculos para a população da cidade. A contrapartida era fazer esses espetáculos e levar o circo para áreas ou para o público que acaba que não tem muita acessibilidade”, explicou Juliana Caseca, diretora e idealizadora.
Artistas da Revoar Cia de Circo se apresentam ao público de Passa Quatro (MG)
Paulo Fontes
Acesso à cultura
O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc em 2024. O espetáculo segue o formato tradicional de circo, com direito a palhaços, trapezistas, acrobatas, malabaristas e apresentações em tecidos, além de um apresentador para guiar os números.
Três apresentações foram realizadas no ginásio municipal entre os dias 17 e 19 de março. Duas foram exclusivas para alunos da rede municipal de ensino, da área urbana e rural. Já a terceira incluiu escolas particulares, estaduais e a APAE. Ao todo, foram mais de 1,2 mil espectadores, entre crianças, professores e diretores.
A logística para viabilizar a participação das crianças foi organizada pela Secretaria de Educação. O evento também contou com o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Esportes, que cedeu o espaço para as apresentações.
Para além do espetáculo, a iniciativa representou um esforço coletivo para tornar a cultura mais acessível aos estudantes do município.
“Em uma cidade como Passa Quatro, os desafios para garantir o acesso à cultura dentro das escolas podem incluir a falta de recursos financeiros e materiais, a escassez de programação cultural acessível e a dificuldade em envolver a comunidade local nas atividades escolares. Além disso, pode haver desafios relacionados à infraestrutura das escolas, que podem não contar com espaços adequados para atividades culturais”, explica Fabrício Cartier Leite, secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Passa Quatro.
Ainda assim, conforme o secretário, a cidade mantém uma relação próxima com a arte circense. Pelo menos uma vez ao ano, Passa Quatro recebe uma companhia de pequeno porte, o que ajuda a formar um público fiel às apresentações.
“O circo desempenha um papel significativo na preservação e difusão da cultura popular em Passa Quatro, pois tradicionalmente está ligado à diversão, ao entretenimento e à arte popular. Ele pode servir como um espaço de encontro e interação social, transmitindo histórias, valores e tradições locais. Através de apresentações e oficinas, o circo pode ajudar a manter vivas as expressões culturais, além de incentivar a criatividade e a apreciação artística entre os habitantes da cidade”, comentou.
Dia do Circo foi comemorado com espetáculos gratuitos em Passa Quatro (MG)
Paulo Fontes
Nova geração de artistas
Entre tantas atrações, o projeto trouxe também inspiração para novos artistas. Depois das apresentações, algumas crianças ficaram tão encantadas que passaram a frequentar a escola de circo da companhia.
“Aqui é uma cidade pequena, mais da metade das pessoas vivem na zona rural. Então muitas dessas crianças nunca tinham visto um espetáculo de circo. Elas saíram encantadas. Algumas já nos procuraram e estão frequentando as aulas de circo na nossa escola”, contou Kenzo Nii, que atua como diretor, palhaço e acrobata.
Para Kenzo, não há recompensa maior do que inspirar novos artistas e despertar essa paixão pelo circo.
“O que queremos quando apresentamos um espetáculo é que todos levem a magia do circo com eles. Mas quando uma criança, um adolescente, decide que quer aprender a ser artista como nós, isso não tem preço. Inspirar jovens a serem artistas como nós é o maior prêmio que podemos ganhar ao final de um espetáculo”, comentou.
Público infantil se encanta com espetáculo de circo em Passa Quatro (MG)
Paulo Fontes
O palhaço destaca também que a interação com o público é uma das partes mais gratificantes do espetáculo.
“As esquetes que faço nesse show são muito interativas. Então, quando em cena, percebo que o público está querendo participar, isso me deixa muito motivado e contente. E foi assim nesses três shows. As crianças levantavam a mão e gritavam: “Escolhe eu!”. Isso faz valer todo o esforço do nosso trabalho”, relembrou.
Já a idealizadora Juliana Caseca ressalta ainda que o circo desperta o espírito aventureiro, lúdico e sonhador que existe dentro de cada um.
"Porque o circo ele é isso, né? A superação do corpo humano, são as brincadeiras, sempre com a proposta de levar a nossa alma, nosso espírito para um lugar de ludicidade mesmo, de brincar, de estar presente e de aproveitar o que está acontecendo ali naquele momento", afirma a diretora.
Expansão do projeto
Agora, com as contrapartidas do edital cumpridas, o espetáculo se prepara para circular por cidades da região. O primeiro evento será em abril, em um bairro rural de Itamonte, e outras apresentações são negociadas com municípios localizados no Sul de Minas.
“Queremos, sim, estar cada vez mais presentes nas cidades vizinhas. Queremos não só levar a magia do circo para quem nos assiste. Queremos fomentar a cultura circense. Queremos multiplicar a cultura circense na região”, afirmou Kenzo Nii.
'Circo para Todos' leva arte circense a alunos de escolas e instituições de Passa Quatro (MG)
Paulo Fontes
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas